Pular para o conteúdo principal

Fabrique você mesmo, quem são os pioneiros dessa onda que promete uma nova revolução industrial

Heloísa Neves (Foto: Filipe Redondo/Época)  A evolução que nos trouxe das cavernas para o mundo conectado pela internet foi uma sequência de eventos complexos. Envolveram um concerto de novas tecnologias e ideias. É possível apontar, em cada uma delas, uma inovação decisiva que, como uma chave, abriu um universo de possibilidades. Foi assim com o arado, que aumentou a produção agrícola, gerou excedentes e permitiu a criação de Estados e impérios. Ou com a caravela, que uniu continentes, abriu caminho para o imperialismo intercontinental e o comércio global. Com a máquina a vapor, que forneceu energia para a Revolução Industrial e a produção em massa. Ou, recentemente, com o chip de silício, que permitiu a criação de computadores, de celulares, da internet e da vida digital. Agora estamos às vésperas de uma nova revolução. Sua chave são as  máquinas capazes de imprimir em três dimensões, as impressoras 3D. 
>> As profissões condenadas a desaparecer – e as que resistirão às novas tecnologias

As impressoras 3D podem confeccionar em minutos objetos de plástico, metal ou até materiais orgânicos. Evoluem rápido, e seu preço cai a cada dia. É impossível hoje imaginar onde isso vai dar. Temos algumas pistas. Imagine que você entra num site de comércio eletrônico, escolhe um tênis e compra. Em vez de esperar o pacote pelo correio, você recebe um arquivo digital com o modelo escolhido e seu computador tira, com a webcam, as dimensões de seus pés. Sua impressora de casa ou de uma loja próxima recebe as informações e imprime o calçado. Seu carro enguiçou? Você imprime uma peça nova. Cansou da capinha do celular? Invente uma e faça em casa. Cansou do celular? Monte outro. O projeto Ara, da Motorola, desenvolve peças modulares para você armar um telefone ou tablet como quiser. Outras grandes empresas entenderam esse movimento. A HP comprou uma fábrica de impressoras 3D e enxerga nelas seu novo modelo de negócio. O autor americano Chris Anderson fundou uma empresa que fabrica robôs com código aberto. Você pode montar seu robô para cozinhar, limpar a piscina ou animar as crianças. De acordo com a revista britânicaThe Economist,  estamos às vésperas de uma terceira Revolução Industrial. Nela, a produção em pequena escala e projetos compartilhados de fabricação competirão com a indústria atual.
Heloísa Neves (Foto: ÉPOCA)
Claro que isso tudo ainda não chegou às ruas e aos shoppings. Mas já está em gestação. Para imaginarmos o que vem por aí e nos prepararmos, é importante acompanhar de perto quem está na vanguarda dessa revolução. É um grupo de gente criativa, empreendedora e organizada. Compõem o que chamam de movimento maker. Ele ganhou força nos Estados Unidos nos últimos dois anos e começa a fisgar adeptos no Brasil. Como qualquer outro movimento, o Maker é um fenômeno popular; uma ação organizada de um grupo de pessoas que seguem ideologias e filosofias afins. O fio condutor das ideias dos makers é: fabrique você mesmo, não compre produtos ou serviços pré-moldados por grandes fabricantes e indústrias. “O movimento reúne pessoas apaixonadas, artesãos, designers, inventores de qualquer coisa, empreendedores que perseguem o aprendizado, a criatividade e o compartilhamento”, diz a revista Make:, publicação criada em 2005 para divulgar os feitos dos participantes do movimento. Acima de tudo, os promotores do movimento acreditam que qualquer um pode se tornar um maker. “Todos nascemos inventores”, afirma o americano Dale Dougherty, fundador da Make:.
>> Peggy Johnson: “Um smartphone é uma sala de aula sem paredes”

Amadores com hobbies, inventores de garagem e artesãos sempre estiveram por aí. Por que agora se tornaram os novos revolucionários do “fabrique você mesmo”, algo tão grandioso? Seus porta-vozes dizem que foi por causa da internet. Graças à rede, as pessoas se conectam e compartilham mais. Alguém que gosta de peças de submarinos da Segunda Guerra Mundial pode encontrar na internet alguém com exatamente o mesmo interesse. Portais gigantescos, em diversas línguas, agrupam artistas caseiros, que vendem seus trabalhos feitos em pequena escala ou sob encomenda – bijuterias, capas de almofada, cartões de agradecimento, decoração de festas infantis. Além da internet, há o avanço tecnológico das ferramentas usadas para esse tipo de produção. Embora a impressora 3D tenha virado o símbolo mais vistoso dessa revolução, ela também é movida por um conjunto de outras tecnologias, como programas de computador acessíveis, cortadoras a laser e scanners 3D.
CÉLULAS DA REVOLUÇÃO
Alguns revolucionários brasileiros disseminam por aqui a ideia de Dougherty, da revista Make:qualquer um pode fabricar alguma coisa. Há duas frentes nesse sentido. A primeira, conhecida como espaços makers, são salas ou galpões equipados com computadores e máquinas em que qualquer um pode desenhar, programar e produzir quase tudo o que quiser. Em alguns deles, paga-se uma taxa pelo uso. “São lugares onde as pessoas trazem, compartilham e materializam suas ideias”, afirma Heloísa Neves, diretora da Fab Lab Brasil, ligada à rede internacional desses laboratórios de fabricação, também chamados de “fab labs”. Nada muito diferente dos clubes de entusiastas digitais que movimentaram os primórdios da computação pessoal e reuniam aqueles que se autointitulavam “hackers”. O berço acadêmico dos “fab labs” é o mesmo dos “hackers”: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Desde a década de 1990, o MIT estuda a relação entre átomos e bits. Seus laboratórios, criados antes mesmo da onda maker, atendem perfeitamente aos princípios de criatividade, compartilhamento e execução de ideias dos makers. Há mais de 200 “fab labs” espalhados pelo mundo – dois deles em São Paulo. “Nossa missão é, além de dar acesso aos equipamentos, disseminar a filosofia dessa nova maneira de aprender e produzir”, diz Heloísa, também sócia do Garagem Fab Lab.

Outro espaço maker deverá chegar ao Brasil até o final do ano, a TechShop. Com oito unidades nos Estados Unidos, deverá abrir em breve sua primeira na Europa, na Alemanha. A TechShop vai além da parafernália tecnológica. Fundada em 2005, é uma grande estação de trabalho, em que se paga uma mensalidade para usar computadores, impressoras e scanners 3D, cortadoras a laser e outros equipamentos para criar seus protótipos. Também é um centro de ensino, com pessoal treinado para ajudar o cidadão comum a usar o que há ali. O espaço criativo é aproveitado por grandes empresas, que mandam seu pessoal de desenvolvimento de produtos e inovação para fazer cursos lá.

“O brasileiro não tem o hábito dos trabalhos manuais, mas tem criatividade”, diz o engenheiro paulista José Michel. Ele trará a franquia para o Brasil. “A TechShop terá aqui um trabalho forte de educação dos usuários.” Formado em engenharia civil, Michel preferiu, em vez de construir viadutos, trabalhar com design de produtos. Nos últimos cinco anos, depois de vender seu negócio, começou a investir num novo tipo de marcenaria. Ao lado das serras tradicionais, trabalha com uma máquina que esculpe madeira em 3D. Dali, saiu sua última criação, um motor de uma moto, que deu de presente a um amigo. Michel produz outros mimos para dar aos outros ou para uso próprio. Como guitarras. Ou o pisca-pisca de sua moto italiana. O original quebrou, e ele teria de esperar meses, além de pagar uma fortuna pela reposição da peça. Ele mesmo fabricou um novo.
O FAZEDOR DE QUASE TUDO - José Michel (Foto: Filipe Redondo/ÉPOCA)
EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA
A segunda frente de disseminação  do “fabrique você mesmo” está dentro das escolas. Alguns colégios particulares se apropriaram da filosofia maker para ensinar de um jeito diferente em seus próprios “fab labs”. Os alunos do professor Charles Esteves Lima, do Colégio Liessin, no Rio de Janeiro, ganharam uma impressora 3D e uma máquina de soldagem para tocar projetos pessoais. Pode ser qualquer coisa. Uma maquete com trens que se movimentam para um projeto da aula de geografia. Ou um colete massageador. Ou uma bengala eletrônica de baixo custo para cegos. “O principal é que fabriquem suas próprias ideias”, diz Lima. No Colégio Bandeirantes, de São Paulo, a sala antes usada para aulas de informática se transformou no Hub, nome do salão que pode ser usado por qualquer professor, para qualquer projeto. Os antigos computadores deram lugar a laptops em mesas móveis e a bancadas com materiais de costura, tintas, madeira, papéis. “É um espaço colaborativo e criativo; um lugar para fazer acontecer”, diz Cristiana Mattos, coordenadora de tecnologia do Bandeirantes. O Hub, criado no início do ano, tem mais de 20 projetos em andamento. “Ele acaba com a divisão artificial dos temas em disciplinas”, diz Leo Burd, pesquisador do MIT e consultor do Bandeirantes. “Artes, ciências e engenharia se misturam no Hub.”
O tipo de aprendizado dentro de laboratórios assim é bem diferente da educação como a conhecemos, em que o professor transmite um conhecimento pronto ao aluno. “Os ‘fab labs’ dão recursos para que os alunos criem seu próprio conhecimento”, afirma Paulo Blinkstein, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Stanford, egresso do MIT. “Isso é riquíssimo, porque, durante a construção de um objeto, eles têm a oportunidade de errar, rever a teoria e consertar. Um mecanismo poderoso para o aprendizado de ciências e matemática.” Nas aulas tradicionais de exatas, desde os primeiros anos escolares acontece o oposto disso. A maioria dos professores despeja teorias prontas sobre os alunos, e eles rapidamente perdem o interesse na área e desenvolvem um medo injustificável de errar. Blinkstein lidera, desde 2008, o projeto fablab@school, que instala laboratórios de fabricação digital dentro de escolas públicas e particulares em diversos países. Seu objetivo é coletar e analisar dados sobre o impacto no aprendizado, para mostrar que um “fab lab” pode mudar a cultura escolar e até a opção de carreira dos alunos. Um dos resultados da pesquisa mostra que, antes de ter um “fab lab”, 2% dos alunos seguiriam pela engenharia. Depois, essa proporção foi para 14%.

A filosofia de aprender fazendo também será colocada em prática na nova escola de engenharia do Insper, em São Paulo. Ela deverá ser inaugurada em 2015. A ideia é formar engenheiros com perfil de empreendedores, mais bem preparados para a criação e inovação de produtos. Isso significa mais prática do que traz o atual currículo dos cursos brasileiros de engenharia. “Os alunos terão aulas práticas num ‘fab lab’ desde o início do curso”, afirma Vinícius Licks, coordenador do curso de engenharia mecatrônica e da nova escola.
 
Aprender fazendo dentro da escola (Foto: Daryan Dornelles/ÉPOCA)
A CONTRARREVOLUÇÃO
Há muita divergência sobre os rumos do movimento maker. Afinal, o que eles querem? Muitos gastam tempo inventando apenas pelo prazer de criar algo e de dominar o processo. Há uma sensação de satisfação pessoal. Mas há também certo aspecto ideológico e político, ao contrapor o consumidor que compra tudo pronto da grande indústria ao inventor que faz seus próprios objetos, mais baratos e sob medida. Alguns comparam os “makers” não apenas aos “hackers”, mas também aos ativistas da contracultura das décadas de 1960 e 1970, quando questionavam a industrialização e o domínio de poucos e grandes grupos econômicos. Afirmam que a produção em pequena escala para toda a humanidade é inviável economicamente.
Isso seria um retorno a tempos anteriores à Revolução Industrial, quando a fabricação estava a cargo de artesãos independentes. Eles perderam seus empregos e conhecimentos para as linhas de produção em massa. Décadas depois, as habilidades manuais se limitavam a passatempos. Os ativistas da contracultura pregavam a volta da vida simples (às vezes em comunidades hippies), em que objetos fossem produzidos pelos próprios indivíduos e, sobretudo, pregavam o consumo inteligente. “Um consumidor tem mais poder que um eleitor”, afirmava Stewart Brand, escritor e pensador da contracultura. As ideias de Brand tiveram papel importante quando, inspirados nos ideais da contracultura, alguns universitários começaram, na década de 1970, a construir em suas garagens os computadores pessoais e se tornaram os primeiros hackers.

Depois das comunidades hippies, eram eles que carregavam a bandeira da emancipação e da rebeldia contra a grande indústria. Alguns são nomes familiares hoje: Jef Raskin, Steve Jobs, Bill Gates e Paul Allen. Suas invenções deram tão certo que foram parar na linha de produção. Ironicamente, eles criaram algumas das maiores indústrias do mundo. Os dois primeiros fundaram a Apple. Os outros dois, a Microsoft. Questionado recentemente sobre quem, nos dias de hoje, carrega a bandeira da contracultura, Brand respondeu sem hesitar: os “makers”.
Os críticos do movimento apontam duas questões. Primeiro, algo parecido com o que aconteceu com a Apple e a Microsoft poderá ocorrer com os makers. Suas invenções podem dar tão certo que serão absorvidas ou se transformarão na grande indústria. A maioria dos “makers” que empreendem são donos de seus próprios e pequenos negócios. Já há casos de grandes marcas, como a Levi’s, que contratam “makers” para produzir objetos especiais, como uma bolsa, vendida por um preço mais alto, já que o consumidor reconhece o valor, por ter sido feita à mão.

Outro ponto é levantado pelos críticos dos “makers”: as fábricas não são o alvo certo. As verdadeiras empresas dominantes de hoje são Facebook, Google, Apple, Amazon e outras do tipo. Revolução mesmo, só quando alguém levantar bandeira contra elas. Os “makers” rebatem os críticos com desdém. Dizem que estão equivocados ao deixar de lado o principal: por ora, os “makers” querem, antes de mais nada, se divertir.
 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c