Pular para o conteúdo principal

O que é o Pix? Veja como se cadastrar e como vai funcionar o novo sistema de pagamento instantâneo

 


Passo a passo explica como você pode se registrar para a nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central. O melhor é que tudo é de graça


O Pix é o novo sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) e só entra em operação em 16 de novembro. Mas a partir desta segunda-feira, 5 de outubro, os grandes bancos já começam a realizar o cadastro dos clientes que queiram aderir a essa forma mais rápida de envio de dinheiro. As informações serão enviadas para uma base de dados do BC.

O Pix não vai substituir outras formas de pagamento, como boleto, cartão ou transferências em TED ou DOC. Ele só vai ser uma alternativa nova para você enviar e receber dinheiro com mais rapidez, todos os dias da semana (até feriados e fins de semana), a qualquer hora do dia (funciona 24 horas). A proposta é que o dinheiro caia na conta em 10 segundos.

Para ter acesso ao Pix assim que ele entrar no ar, você deve cadastrar uma "chave Pix". Essa chave vai substituir os seus dados bancários quando você for receber dinheiro pelo sistema do Pix.

Em vez de passar informações como sua conta, sua agência e seu CPF, você só precisa informar a chave Pix para quem for transferir o dinheiro para você.

O melhor é que essa chave pode ser uma informação que você já sabe de cor. Todo mundo tem direito a pelo menos três chaves:

  1. Número do seu celular
  2. Endereço do seu e-mail
  3. CPF ou CNPJ (se for empresa)

Se você não quiser nenhuma dessas chaves, a instituição pode gerar um número aleatório para a sua chave Pix. O problema desta opção é que você vai ter de memorizar este número para passar para quem for transferir o dinheiro para você.

O cadastro das chaves é completamente gratuito para pessoas e empresas de todo tamanho. E, para pessoa física, também não há custo tanto para enviar como para receber dinheiro por esse novo sistema de pagamentos. Ele pode ser feito a qualquer momento. Não há data limite para se cadastrar.

Há algumas semanas, alguns bancos começaram a realizar um pré-cadastro dos interessados. Mas hoje entra o cronograma oficial do BC para o registro de chaves.

Primeiro passo - Conta no banco


O primeiro passo para ter o Pix é ter uma conta em banco ou carteira digital. Ele só estará disponível para quem já tem algum tipo de registro em instituição financeira. Isso porque o Pix não é um aplicativo ou plataforma isolado. Ele é uma funcionalidade on-line dentro do aplicativo ou site do seu banco.

Não existe uma conta Pix. Existem chaves Pix para receber dinheiro em uma conta que você já tem em algum banco.

Por isso, você só tem acesso ao Pix pelo banco, igualzinho como ocorre quando você quer pagar uma conta por boleto ou fazer transferência por TED/DOC. Precisa acessar o banco como intermediário.

Existem mais de 600 instituições, entre fintechs, bancos grandes, cooperativas e carteiras digitais, que já foram regularizadas pelo BC para oferecer o Pix e este número está crescendo.

Se você já tem conta em banco, fintech ou carteira digital, tipo Ame, PicPay, Nubank, está apto a se cadastrar no Pix.

Se ainda não tem, o processo para abrir contas, principalmente em bancos digitais, é bastante rápido e costuma ser concluído em um dia.

Segundo passo - Selecionar o banco ou fintech


Caso você tenha conta em mais de um banco, é importante que você selecione em qual ou quais instituições você quer receber o dinheiro enviado por Pix. 

Você tem direito pelo menos três chaves Pix e você pode cadastrar todas elas num único banco. Mas pode também designar cada chave para um banco diferente. 

Por exemplo, se você tem conta no Banco do Brasil, pode cadastrar sua chave Pix de e-mail para receber pagamentos e transferências direto na sua conta do BB.

Você pode usar sua chave de número de celular para receber dinheiro em outra conta, por exemplo, do Nubank ou Ame.

E se você tiver ainda uma terceira conta numa cooperativa, por exemplo, na Sicoob, você pode usar sua chave CPF para receber dinheiro ali.

Dessa forma, no exemplo acima, quando alguém enviar dinheiro usando o seu e-mail você recebe no Banco do Brasil. Quando a pessoa que transferir fornecer seu número de celular, o dinheiro cai na sua conta do Nubank e quando for seu CPF, o pagamento vai direto para sua conta Sicoob.

Atenção: cada chave só pode ser registrada em um banco. Você não poderá registrar sua chave Pix de telefone celular em dois bancos. Deverá escolher apenas uma instituição por chave.

Para as instituições financeiras, é importante ter chaves Pix cadastradas. Por isso, elas vêm competindo para que você se cadastre com elas. Dessa forma, todos os pagamentos que entrarem para você caem direto na conta que você tem com aquele banco. E ele terá mais dinheiro sob administração.

Quem já realizou o pré-cadastro, há algumas semanas, só vai precisar confirmar que deseja cadastrar as chaves nesta segunda-feira.

Terceiro passo - Registrar as chaves


Você deve acessar o site ou o aplicativo da instituição financeira em que você possui conta e para onde você gostaria de receber suas transferências.

Lá, você deve encontrar uma seção ou ícone com o nome "Pix". Você deve clicar nele e cadastrar as chaves Pix uma por uma. O registro é feito em apenas alguns segundos (se sua internet for razoavelmente rápida).

Você não precisa cadastrar todas. Basta uma chave e você já estará apto a receber dinheiro por Pix.

Quando você for se cadastrar, a maioria das informações já estará previamente preenchida pelo banco. Mas você precisa confirmar que deseja fazer o cadastro e autorizar a instituição a conectar sua chave Pix à conta.

O banco ou instituição em que você fizer o cadastro será aquela por onde você vai receber o dinheiro. Tudo que for depositado para você naquela chave, seja ela seu celular, seu CPF ou seu e-mail, vai direto na conta do banco onde você se cadastrou.

Quarto passo - Confirmação


Haverá um período para que a sua chave seja confirmada. Uma vez que o cadastro é enviado ao Banco Central ele confere as informações, cruza dados e então confirma o cadastro. Você será avisado pelo seu banco que sua chave está cadastrada.

Quinto passo - Usando o Pix


O Pix só será liberado para uso no dia 16 de novembro. A partir desta data, ela poderá ser utilizado de duas formas:

  1. Realização de transferências
  2. Pagamento de contas ou compras

Quando for realizar uma transferência, você pode optar por usar os canais tradicionais (TED/DOC) ou o Pix. Se você quiser fazer por Pix, a pessoa ou empresa para qual você deseja transferir também precisa ter chave cadastrada.

Você deve perguntar qual a chave do destinatário da quantia. Se for o e-mail, por exemplo, você digita o endereço correto do e-mail, em seguida informa a quantia a ser transferida e clica em confirmar.

Caso a outra ponta não tenha chaves cadastradas no Pix, você terá de fazer transferência à moda antiga, por meio de TED/DOC e preencher os dados bancários de agência, conta, CPF ou CNPJ.

No caso dos pagamentos, você poderá realizá-los por Pix. Diferentemente do boleto que demora até três dias úteis para ser processado, o Pix terá processamento instantâneo.

Para pagar com Pix, basta você escanear o QR code ou código de barras da conta. Também nas lojas, haverá possibilidade de pagar com Pix, sem uso de cartão ou dinheiro em cédulas.

Você só vai precisar do seu smartphone. Com ele, você vai escanear o QR Code fornecido pela loja e confirmar o pagamento. Caso haja algum problema na hora de escanear, você também poderá digitar a chave Pix do lojista para efetuar o pagamento.

fonte: https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2020/10/05/o-que-e-o-pix-veja-como-se-cadastrar-e-como-vai-funcionar-o-novo-sistema-pagamento-instantaneo.ghtml

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40