Produção de veículos no Brasil cai 99% em abril, a maior queda da história

A produção de automóveis caiu 99,3% em abril em comparação ao mesmo mês de 2019, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A queda foi o pior resultado da série histórica, iniciada em 1957.
Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (8.mai.2020). No último mês, as montadoras suspenderam as atividades com as medidas de isolamento e restrição do fluxo de pessoas, que impactou o comércio. Houve queda de 76% nas vendas em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado.
As fábricas produziram 1.857 veículos no mês, contra 267.561 de igual período de 2019. No acumulado do ano, a produção atinge 587,7 mil veículos. O resultado representa uma queda de 39,1% em comparação aos 4 primeiros meses do ano passado.
Impactada pelos efeitos da covid-19
Leia infográfico sobre o resultado
Poder360 preparou infográfico sobre a retração recorde do setor:
Eis uma comparação sobre a variação do licenciamento no Brasil e em outros países:
A Anfavea disse que, em abril, havia 237,3 mil veículos em estoque –abaixo dos 266,6 mil de março.
De acordo com o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, o nível de produção no país nunca foi tão baixo como o atual. “Nem mesmo em períodos de greve”, afirmou.
Ele disse que o setor e as montadoras respeitam as orientações das secretarias de saúde estaduais e a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Moraes afirmou que, além de uma crise econômica causada pelos efeitos da covid-19, o Brasil passa por grande instabilidade política, “o que piora ainda mais nossa situação”.
O presidente da Anfavea disse que isso é perceptível pela taxa cambial, que bateu recorde nominal nesta 5ª feira (7.mai.2020), aos R$ 5,84. “Parte dessa desvalorização exagerada não é econômica, é política. Os agentes que deveriam estar atuando de forma coordenada, mas estão prejudicando ainda mais a economia. Infelizmente, nós temos pessoas, políticos, que ainda não perceberam a gravidade da situação”, declarou.


O Poder360 integra o

 

fonte: Poder360

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Imagens fortes! Gamer mata amiga na vida real, filma, debocha e diz que tinha pacto satânico

Existe limite para o ridículo? Vídeo de Anitta fazendo tatuagem anal vaza - Assista o Vídeo

Gratidão, Presidente!