General Motors produz 17 milhões de veículos em 96 anos no Brasil

 


Em 96 anos da General Motors no Brasil, foram produzidos 17 milhões de veículos nas suas três fábricas no país. Instalada em 1925, renovou-se avançando no desenvolvimento de novas tecnologias automotivas e nos processos de produção. A fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, é a mais eficiente do mundo. Líder do mercado brasileiro desde 2017, a GM produz os Chevrolet Onix, o carro mais vendido no país há cinco anos, e o Onix Plus, o sedã preferido pelo brasileiro.
Linha de montagem da GM nos anos 1950

De 1925, quando se instalou no Brasil até os dias atuais, a GM acompanhou a evolução global dos veículos, da cadeia de produção e das tecnologias. Para manter a constante atualização, investirá R$ 10 bilhões entre 2020 e 2024 no desenvolvimento e produção de novos veículos nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, em São Paulo.

O presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, destaca o compromisso da empresa com o Brasil e a retribuição dos brasileiros.

— Temos o Onix como o carro mais vendido há seis anos e liderança de mercado em geral há cinco. Nas vendas de varejo, que refletem a preferência do consumidor, somos líderes desde 2013 e esta liderança vem se ampliando nestes últimos anos  — enfatizou.  

A GM fechou 2020 com seis pontos percentuais à frente do segundo colocado. 

Gilberto Leal
Onix é o carro mais vendido do Brasil por cinco anos

Fábricas e tecnologias

Com investimentos de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019, a norte-americana lançou carros com Wi-Fi nativo, uma nova família de veículos e novos itens de segurança e conectividade. Também atualizou a  fábrica de automóveis mais antiga em operação no Brasil, em São Caetano do Sul, que produz o novo Tracker, Spin, Joy, Joy Plus e Montana.

Processos de produção de engenharia 4.0

As fábricas de Gravataí (RS) e Joinville (SC) também foram atualizadas e ampliadas para fabricar a nova geração do Onix e Onix Plus e motores três cilindros. A unidade gaúcha da GM em Gravataí é a fábrica mais eficiente do mundo e produz o líder e vice-líder de vendas do Brasil, Onix e Onix Plus.

A atual capacidade instalada de produção nas três fábricas é de cerca de 740 mil unidades/ano. Só na fábrica de Gravataí são em torno de 320 mil. As plantas do Rio Grande do Sul e de São Paulo contam com tecnologias da indústria 4.0 em processos automatizados com cerca de 2,5 mil robôs.

Trajetória

Antiga fábrica de São Caetano do Sul (SP)

A GM já produziu caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras da marca Frigidaire no país. A produção de carros de passeio, em 1968, começou com o Opala e, neste segmento, passaram  pelas suas linhas de produção mais de 35 modelos diferentes. Hoje, a fábrica de São Caetano do Sul produz cinco modelos diferentes na mesma linha de montagem.

Em 2020, o Brasil foi pelo segundo ano consecutivo o segundo maior mercado do mundo da marca Chevrolet, atrás somente dos Estados Unidos. Foram foram mais de 338 mil carros, dos quais o Onix participou com  135.351 e foi o único que superou os 100 mil registros.


Com informações: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/carros/sobre-rodas/noticia/2021/01/general-motors-produz-17-milhoes-de-veiculos-em-96-anos-no-brasil-ckkj4gxev007h017w6fcaw2pd.html


LEIA MAIS: GM anuncia suspenção de contrato de trabalho de 600 funcionários em SJC


General Motors produz 17 milhões de veículos em 96 anos no Brasil


Comentários

MAIS LIDAS

Gratidão, Presidente!

Duas histórias degradantes