Pular para o conteúdo principal

Mesmo após serem localizados, meninos podem ficar meses presos em caverna na Tailândia, diz Marinha

Meninos tailandeses no momento do resgate
Todos os 12 garotos e seu técnico de futebol que estavam perdidos havia nove dias em uma rede de cavernas na Tailândia foram encontrados com vida nesta segunda-feira, segundo o governo da região. Eles continuam no local e ainda precisam ser resgatados.
Segundo militares da Tailândia, é possível que eles precisem esperar nas cavernas por meses, até que as águas que estão inundando o local retrocedam. Ou então, podem precisar aprender a mergulhar.
O grupo foi encontrado por dois mergulhadores britânicos, depois de uma maratona de buscas. Todos os 13 estavam em um ponto elevado dentro da rede de cavernas. Acredita-se que tenham chegado ali para fugir da elevação do nível da água.
Logo depois que eles adentraram a rede de cavernas para um passeio, no dia 24 de junho, começou a chover. Com isso, a entrada principal ficou bloqueada. Isso pode impedido o grupo de voltar - além disso, impossibilitou que a equipe de resgate passasse
O desafio agora é retirar o grupo das cavernas, já que água e lama continuam impedindo o acesso sem equipamento de mergulho. "Eles estão em segurança, mas a missão não está completa", disse em coletiva de imprensa Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai, onde fica a rede de cavernas, chamadas de Tham Luan Nang.
"Nossa missão é buscar, resgatar e retornar. Até agora, nós apenas os encontramos. A próxima missão é retirá-los da caverna e mandá-los para casa".

O encontro com os mergulhadores

Um vídeo postado no Facebook pela Marinha da Tailândia mostra o momento que a equipe de resgate encontrou o grupo que estava perdido. Sob a luz de lanternas, eles tentam conversar em inglês.
"Quantos vocês são?", o mergulhador pergunta. "Treze", respondem os meninos. "Treze! Ótimo!", diz o homem.
O grupo então parece perguntar quando será levado para um local seguro. Uma das pessoas da equipe de resgate, que não pode ser vista no vídeo, responde: "Não hoje. Somos apenas dois. Nós precisamos mergulhar. Mas nós estamos vindo. Ok? Muitas pessoas estão vindo. Nós somos os primeiros".
Um dos meninos diz: "Comer, comer, comer, fale para eles que estamos com fome".

Familiares dos meninos tailandeses encontrados em cavernasDireito de imagemAFP
Image captionFamiliares dos meninos comemoram que o grupo foi encontrado

Quando o grupo pergunta que dia é hoje, um dos mergulhadores diz: "Segunda-feira, segunda-feira. Vocês estão aqui... há dez dias. Vocês são muito fortes".
Os mergulhadores explicam que precisam voltar à superfície, mas dizem que vão voltar. "Muito obrigada", diz um dos meninos. "De onde vocês são?". Ao que os homens respondem: "Inglaterra. Reino Unido". "Ok! Vemos vocês amanhã".

Meninos tailandeses desaparecidos posam para fotoDireito de imagemFACEBOOK/EKATOL
Image captionGrupo entrou em uma enorme rede de cavernas há uma semana

Desafios à frente

Segundo o governador, médicos e enfermeiros seriam enviados para a caverna com os mergulhadores, para checar a saúde dos garotos e seu treinador. "Se os médicos disserem que a saúde dos meninos está forte o suficiente para serem retirados, é isso que vai acontecer", disse o político. "Nós vamos cuidar deles, até que possam voltar para a escola".
Edd Sorenson, membro da Organização Internacional de Resgate em Cavernas Subaquáticas, desaconselha retirar o grupo das cavernas inundadas usando equipamento de mergulho. "Isso é extremamente perigoso e arriscado. Eu só consideraria essa possibilidade como um último recurso", afirmou.
"(Ao) colocar alguém que não esteja familiarizado a condições extremas em uma situação de zero visibilidade, é provável que essa pessoa entre em pânico" e coloque sua vida e dos mergulhadores em risco, completou.
"Por isso, a essa altura, eu acho que seria melhor levar comida, água, sistemas de filtragem, oxigênio se necessário. E esperar, desde que eles recebam o suprimento para ficarem aquecidos, alimentados e hidratados".
Mais de mil pessoas já participaram das operações de busca, incluindo equipes da Inglaterra, Estados Unidos, China, Miamar, Laos, Austrália.

Equipes de resgate na TailândiaDireito de imagemAFP
Image captionBombas foram usadas para drenar a água da caverna, mas chuva dificultou o trabalho

Como foram as buscas

As cavernas ficam em um parque na província de Chiang Rai. É a quarta maior rede de cavernas da Tailândia, bastante popular entre turistas e quem vive ali, devido suas impressionantes formações rochosas de pedra calcária.
Primeiro, as cavernas se abrem e formam um ambiente amplo e de teto alto, parecido com o de um grande anfiteatro. Depois, dão em passagens estreitas, que levam a uma rede de cavernas menores. A população local diz não ser seguro se aventurar por essas passagens, especialmente durante a temporada de chuvas, que normalmente começa em julho.
Antes de entrar nas cavernas, o grupo amarrou as bicicletas do lado de fora. Um guarda então notou que elas continuavam por ali, mesmo depois do horário de fechamento do parque.
Deu-se, então, início a uma angustiante busca pelos meninos, que têm entre 11 e 16 anos, e seu treinador, de 25 anos. Mensagens enviadas pelos garotos antes de começar a exploração indicavam que eles tinham levado lanternas e comida. Mas é improvável que estivessem preparados para passar mais do que algumas poucas horas ali dentro.

Mapa da rede de cavernas de Tham Luang
Image captionOs adolescentes tailandeses foram encontrados em uma área alta, para onde fugiram para se proteger da elevação do nível da água
Equipes de resgate na Tailândia
Image captionA equipe de busca montou sua base no estacionamento em frente à entrada da caverna

Equipes de resgate tentaram usar bombas industriais para drenar a água da entrada da caverna, mas o nível subia mais rápido do que o volume que era possível retirar.
Na última sexta-feira, foi identificada uma pequena abertura nas montanhas onde ficam as cavernas. Especialistas britânicos entraram por meio dela e conseguiram chegar a uma profundidade de 20 metros. Policiais também a usaram para atingir uma grande câmara que ainda estava seca.
Durante as buscas, os mergulhadores viram pegadas recentes em áreas secas dentro do complexo de cavernas. Isso alimentou as esperanças de que os desaparecidos estivessem em segurança.

Familiares dos meninos tailandeses encontrados em cavernasDireito de imagemAFP
Image captionFamiliares comemoram notícias dos meninos, após 9 dias de desaparecimento

Caso mobilizou o país

A Tailândia parou para acompanhar as buscas pelos meninos. Uma hashtag que pode ser traduzida como "os estranhos que queremos conhecer mais" foi usada para transmitir a preocupação com o grupo.
Outras hashtags que se traduzem em frases como "13 vidas devem sobreviver" e "tragam para casa os jogadores Moo Pa" (nome do time de futebol dos meninos e do técnico) também foram usadas.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro Prayut Chan-o visitou uma base de resgate que foi montada no estacionamento da entrada da caverna. Ali, estão 840 soldados, 90 integrantes de forças especiais, quatro helicópteros, escavadores e equipamentos para situações de desastre. Familiares dos desaparecidos também estão acampados do lado de fora da caverna.
Este texto está sendo atualizado à medida que são divulgadas mais informações.

Militares em resgate na TailândiaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionMilitares também foram chamados para auxiliar nos esforços de busca


fonte: BBC Brasil
G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40